O Fomapan 400 é um filme fotográfico pancromático preto e branco com sensibilidade à luz de ISO 400. Devido a esse valor de sensibilidade, pode ser usado em qualquer horário do dia, até as últimas horas da tarde, quando temos o pôr do sol. Além disso, permite o registro fotográfico em locais internos, tendo, é claro, uma boa condição de luz.
Outra possibilidade fotográfica para o Fomapan 400 é a fotografia de ação, como corridas. Devido à sua sensibilidade à luz, pode ser usado em velocidades de obturador mais rápidas, congelando o movimento de um corredor ou mesmo de um beija-flor. Você até pode fazer isso com um filme de ISO 100, mas com o de 400 terá muito mais versatilidade em diferentes condições de iluminação.
Dentro da família de filmes da Fomapan, este parece ser aquele que tem um visual mais característico. A granulação e a forma como processa os grãos o aproximam de filmes dos anos 70 ou de décadas anteriores.
Foma é a fabricante de produtos fotográficos da República Tcheca, uma empresa centenária fundada em 1921. O “Pan” impresso no nome do filme se refere à sua capacidade de sensibilidade ao espectro de luz: por ser pancromático, é capaz de enxergar todo o espectro de luz visível pelo olho humano.
Apenas filmes fotográficos vendidos pelo Incidente e que contenham em seu rótulo a informação de que podem ser revelados gratuitamente pelo Incidente se encaixam nessa modalidade. Para garantir esse direito, o comprador deve enviar o filme fotográfico pelos Correios para o endereço indicado, com os dados da compra, e preencher o formulário de revelação disponível no menu deste site.
Esse procedimento também inclui o processo de digitalização. As fotografias serão enviadas via link, com validade de 30 dias. Caso o comprador não baixe as fotografias nesse prazo, deverá solicitar uma nova digitalização, sendo cobrados R$ 1,50 por fotografia.
Vendo aqui no Incidente o Fomapan 400 rebobinado em bobinas fotográficas de 35 mm, com aproximadamente 36 poses. Esse material pode ser usado tranquilamente em câmeras do tipo saboneteira, que costumam aceitar películas de ISOs entre 100 e 400, além de qualquer câmera mecânica de 35 mm disponível no mercado ou equipamentos profissionais.
As 36 poses são inseridas em bobinas fotográficas de forma manual; por esse motivo, ao utilizar esse produto, você poderá obter mais ou menos exposições. De qualquer forma, sempre fotografe 36 poses. É possível que sua câmera chegue à 37ª fotografia ou além, mas esses trechos da película podem estar velados devido ao rebobinamento. Além disso, puxar mais poses que o previsto pode ocasionar o rompimento da película.
Outra característica do filme rebobinado é que, por padrão, enviamos bobinas sem o código DX. Essa ferramenta serve para que câmeras automáticas leiam informações como o ISO do filme. Saboneteiras mais modernas necessitam desse código para fotografar da melhor forma; se for o seu caso, indique no momento da compra.
Em hipótese alguma você deve puxar a película fotográfica da bobina. Ela é sensível à luz, e todas as suas fotografias serão imediatamente veladas, ou seja, queimadas. As fotografias só aparecerão na película após o banho de químicos reveladores; antes disso, são imagens latentes, invisíveis ao olho humano.
Dica importante: carregue sua câmera em local de sombra, longe da luz solar. Isso evita que, de alguma forma, vaze luz para o interior da bobina.
Não. Você receberá arquivos digitais em alta resolução. Com eles, poderá procurar uma gráfica e imprimi-los, se desejar.